terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dicas para a entrevista no Consulado (em São Paulo)


Aqui vão algumas dicas para quem pretende fazer a entrevista no consulado em São Paulo: - Em primeiro lugar cheguem no horário ou terão problemas, eles marcam seu horário e fazem valer mais da pontualidade britânica ao jeitinho brasileiro. Não atrasem ou terão que remarcar a entrevista! - Os funcionários de São Paulo são super atenciosos,educados e prestativos... Esclareceram todas as minhas dúvidas e me ajudaram a separar os documentos que seriam realmente necessários ser enviados para o Consulado no Rio de Janeiro. - Vc deve levar o Additional Questionaire completo, preenchido em inglês e assinado. Obs: Esse formulário vc procura por "Additional Questionaire" no site do Consulado. - Vc deve levar o VAF1 impresso, depois de preenher on-line pelo site vc imprime uma página com os dados e clica para imprimir o questionário completo e leva... Obs: Eu levei preenchido o antigo que tinha disponível no site do Consulado e eles falaram que aquele não valia mais, que tinha que ser o que a gente preenche virtualmente impresso, mas eles acessaram o meu formulário na hora e imprimiram pra mim! Mas levem impresso pois eles podem não estar tão de bom humor assim né?? rsrsrs - Vc deve levar todos os documentos já listados em diversos tópicos e no site do consulado, além dos que achar relevantes para ter seu processo aprovado... Eu levei coisa até demais e pedi pro cara lá me ajudar a separar o que era importante!!! - Vc deve levar um envelope normal de carta, preenchido com seu endereço (destinatário) e do Consulado do Rio (remetente) e com selos colados no valor do peso para que o Consulado do Rio devolva seus documentos para seu endereço. Obs: Vale lembrar que não pode ser aqueles envelopes de Sedex, tem que ser envelope normal com os selos já pagos!! Você pode pagar por "Carta Registrada" (recomendo)! Vale lembrar também que os seus documentos devem pesar no máximo 500 gramas para devolução, pois esse é o peso máximo que se pode pagar os selos! - Sobre o envio dos documentos para o Consulado (caso vc faça a entrevista em Sampa ou BSB) fique tranquilo, depois de conferidos todos os documentos e recolhidos os seus dados biométricos um responsável lacra seu envelope e te devolve! Vc tem então 3 dias para enviar seu envelope para o Consulado Rio de Janeiro, da forma que vc quiser, pode ser por Sedex, mas a devolução só por encomenda normal registrada no envelope que eles lacram dentro. Por isso não esqueça de levar o envelope de devolução com selos pagos na entrevista! - Eles me informaram que tem demorado em média 2-3 semanas para obtermos uma resposta do Consulado, mas temos relatos de pessoas que receberam antes!! Assim que eu receber eu comunico vcs! - Na hora da entrevista eles pedem para vc informar 2 formas pelas quais deseja obter a resposta do seu visto, eu pedi por mail e por telefone mas vc pode escolher! - Quem for fazer a entrevista em Sampa ou BSB deve pagar o valor referente à taxa por Cartão de Crédito on-line... Recomendo levar uma cópia do mail que vc recebe confirmando o pagamento da taxa impresso!

Nenhum comentário: