terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Como passar pela imigração


Brasileiros que visitam o Reino Unido não necessitam de visto antecipado, o visto é concedido no momento que se desembarca no país. Existem casos de pessoas que tiveram a permissão de entrada no país negada e tiveram que retornar para o país de onde vieram ou para o país aonde vivem. Para que isso não aconteça disponibilizamos algumas dicas para não tornar a sua viagem internacional um pesadelo. Lembrando que a idade entre 20 e 35 anos é uma idade de risco migratório. Fazer turismo sozinho é um pouco incomum para as leis de imigração, por isso é bom ter informações turísticas sobre o lugar que se visita caso for viajar sozinho (ninguém visita um lugar sem ter nem um tipo de noção do que irá encontrar).
Ter passagem de volta.

Ter reserva em Hotel.

Ter dinheiro suficiente para o tempo que irá permanecer no país.
Documentos que comprovam vínculos no Brasil também é uma boa ter em mãos (comprovantes de renda, trabalho, estudo etc.). Outra dica boa é chegar de vôo de conexão ao invés de vôo direto do Brasil (além de ser mais difícil ser barrado, se tudo der errado a pessoa pode optar por um retorno ao país de origem ao invés de ser mandado de volta para o Brasil).
Falar inglês, espanhol também pode ser um ponto a favor.

Importante mencionar que em alguns aeroportos melhor estruturados é imprescindível manter a calma mesmo ANTES da entrevista. Enquanto ainda na fila, alguns aeroportos possuem câmeras ou fiscais à paisana observando o comportamento das pessoas. Pessoas tensas são alvos certo, momento no qual via rádio os fiscais são alertados para passar um pente fino no indivíduo. Outra coisa que julgo interessante (e que me ajudou ao passar esses dias) foi "escolher bem o entrevistador". Desci em Luton, e meu inglês é de tv a cabo portanto, entendo (se a pessoa falar devagar) e vomito algumas palavras. Portanto, não podia dar bobeira e pegar algum cara mais rígido, que, como o colega disse, ficasse puto quando eu pedisse pra repetir algo. Logo, passei um tempo observando os 3 agentes que lá estavam, pra sacar qual liberava o povo mais cedo, qual era mais simpático e tudo mais. Resumindo, a primeira mulher era sacana, e o terceiro carinha também era. Apenas a mulher do meio era toda sorridente, e liberava a pessoa rapidinho. Assim, se eu tivesse chance de escolhê-la sem dar bandeira, tinha que fazê-lo. Se fosse uma fila pra cada seria fácil. Mas não era o caso. Fila única, chegando na frente ia com quem desocupasse. Quando foi minha vez o último carinha lá chamou. Me fiz de bobo e abaixei pra amarrar o sapato. Nisso o cara atrás de mim passou. Levantei, e a mulher do meio me chamou. Moral da história: eu bati um papo sossegado com ela por uns 2 minutos, sem mostrar NADA de documento, e quando saí o carinha ainda estava lá, tirando um monte de papéis da mochila, e já com cara de tensão (pois o velhinho chamou outro colega agente).

Nenhum comentário: