terça-feira, 2 de dezembro de 2008

As Primeiras Dicas


Queria desejar toda sorte do mundo pra vocês que estão planejando vir pra Londres. Com certeza um mundo de oportunidades vai se abrir para todos. Mas gostaria de avisá-los que nada é fácil. Estou morando aqui há 5 meses, apesar de já ter vindo antes de ferias, nada se compara à experiência de morar aqui. Todas as dicas são com base na minha experiência pessoal, mas creio que outras pessoas talvez possam confirmar. Emprego em Londres: Depois de passar pela imigração, garantir um emprego é a primeira preocupação de qualquer imigrante que chega aqui. Empregos existem, mas você tem que ser hábil em correr atrás e ir no lugar certo. A qualidade dos empregos e a quantidade de oportunidades que você terá depende diretamente do seu nível de Inglês. Esteja preparado para tudo. Fazer trabalhos que talvez jamais faria no Brasil. Mesmo quem tem Inglês e outras qualificações profissionais, vai acabar trabalhando em atividades muito abaixo do seu potencial/conhecimento. Os melhores empregos sempre serão dos britânicos. Prepare-se emocionalmente para fazer um trabalho que usará 1% do seu potencial e para ter um chefe com 10% da sua capacidade e ganhando 3 vezes mais que você. O que melhor funcionou para mim, foram o Jobcentre e o Gumtree.com . Confio mais no jobcentre pois se trata de um órgão do Governo. todos os bairros têm, você pode procurar vagas gratuitamente e ligar para as empresas de graça. Mas o que observei é que a comunidade brasileira em geral se ajuda muito. Portanto, faça amizades, isto abre muitas portas. Mas TOMEM CUIDADO: Aqui também existe um monte de brasileiro picareta, que quer tirar vantagem sobre as necessidades dos outros. Isto é muito sério. Você vai achar desde gente oferecendo pra vender documentos falsos, vender um emprego pra você, etc.

Transporte em Londres: Para quem vem estudar, o melhor é morar o mais perto possível da escola, para poder economizar no transporte, que aqui é caríssimo. Se puder andar a pé ou de bike, melhor, que além de tudo é saudável, já que a maior parte dos imigrantes aqui tem vida sedentária. Se realmente precisar usar o transporte publico, não esqueça de adquirir o seu Oyster Card (lembrando que estudante paga 30% menos). Um cartão que permite economizar um pouco, mas é preciso saber usar: no começo perdi muito dinheiro por pura ignorância. Existem duas formas de usar: ou você carrega ele com o valor que você quer (chamado Pay as you go) e vai debitando o valor das passagens com desconto, ou você carrega o Travel Card em que você tem direito de usar a vontade metro, onibus, trem dentro de um determinado periodo (1 dia, 1 semana, 1 mês, 1 ano.. como quiser). Mas esta segunda opção custa mais e só vale a pena para quem usa muito transporte. No começo fazia a maior burrada, carregava com o Travel Card de 1 semana por exemplo (da zona 1 a 8, custa 65 libras!!) , só que pegava apenas 1 ou 2 ônibus por dia. Na opção Pay as you go, ia me debitar 90 pences por trecho,isto é, imaginem o prejuízo. Quem tiver duvidas, pode entrar no site www.tfl.gov.uk

Roupas em Londres: Atenção pra quem vem no inverno. NÃO COMPRE ROUPA NO BRASIL!!! Eu não levei este conselho à sério quando eu vim na primeira vez e me dei mal. Aqui é muito barato. Paguei 10 libras num sobretudo super legal e quentinho na Primark, que no Brasil ia custar pelo menos uns 300 reais. Venha com no máximo 1, pra vir durante a viagem. As roupas do Brasil muitas vezes não comportam o frio daqui. Sapatos em Londres: Traga o que conseguir do Brasil. Aqui é caro demais!

Cigarro em Londres: Quem fuma, vai parar 2 vezes e pensar em parar de fumar, pois aqui é muito caro. Um maço custa perto de 5 libras. Mesmo que traga um estoque do Brasil, tem limite pra isto e depois não vai conseguir diminuir a quantidade de uma hora pra outra. Portanto, se não quiser trabalhar só pra fumar, que tal parar já?

Para levar nas baladas em Londres:
Engov, pros baladeiros, neosaldina, novalgina,atroveran, anticoncepcional,etc.
Por mais que o princípio ativo seja o mesmo, o efeito " placebo", é que trata os sintomas muitas vezes... Aqui, no Posto de saúde, eles receitam paracetamol e ibuprofem pra tudo.

Para as brasileiras em Londres: Comprem muiiita calcinha! As daqui são horrorosas na maioria das vezes. Calça jeans também, Como as européias não são afortunadas de "retaguarda", é um parto achar algo que fique legal. Ah, outra coisa: a composição da água daqui é muito diferente. O cabelo da gente fica uma bela bosta. Caprichem no Kit hidratação antes de vir pra cá, pode render uma boa economia e alguns assovios...

Nenhum comentário: