sábado, 6 de dezembro de 2008

Conseguindo o visto para a Inglaterra


Estou abrindo esse tópico para quem quer aplicar o visto e não sabe nem por onde começar.
Vamos aos poucos tirando todas as dúvidas sobre EC - Entry Clearance, ou seja Visto ou pré visto com quiserem chamar.
Aos que aplicaram e receberam visto, favor deixar depoimento também.


Sobre o meu processo.

Demorei mais de dois meses só para reunir toda papelada. Por isso digo e repito: não peçam licença ou saiam do trabalho antes de receber visto! Irão se arrepender porque vocês não gostarão mais dos finais de semana como antes e verão que demora muito para reunir tudo e ficar esperando resultado sem um trabalho pra ocupar a mente.
Sem contar que conta muito a seu favor estar em exercício de trabalho enquanto aplica o visto.
É difícil conseguir documentação trabalhando? Com certeza, mas sempre haverá pessoas para lhe ajudar a fazer uma coisinha e outra...como ir ao cartório, passar na escola de inglês, pegar cartas assinadas etc.

Então vou contar por alto como foi minha saga:

Fiz todas as cartas(pessoal e sponsor) em português, reconheci assinaturas no cartório com assinatura semelhante. Porque quem assina precisa estar presente para o cartório colocar um selo de verdadeiro. O cartório não quer assumir compromisso caso aconteça alguma coisa, entende?! De repente se você quiser reconhecer assinaturas como verdadeiras pode ser interessante.
Não fiz cópia de nenhuma dessas cartas e nem passei para o inglês.

Relação de documentos e comprovantes que levei comigo ao consulado:

Envelope do correio que tive que comprar numa garagem na frente do prédio do consulado pq a agência não me avisou sobre tal envelope(me cobraram 6 reais...rs);

Passaporte;

2 fotos 3x4 com fundo branco;

Formulário on line de estudante preenchido em inglês;

Formulário adicional em Inglês e feito a mão com letra de forma(script) e legível;

Carta da Escola - credenciada pelo British Council;

Carta de acomodação em casa estudantil registrada;

Passagens “JÁ COMPRADAS” de ida e volta pela tam (vôo direto) para uma semana antes e uma depois de início e término do curso(comprei pq não agüentava mais as expirações das reservas;

Carta pessoal falando porque quero estudar em Londres, meus objetivos e como foi processo para eu escolher a escola;

Meus 6 últimos holerites;

Meu imposto de renda original;

Carteirinha de saúde com algumas vacinas importantes (rubéola, febre amarela, antitetânica, tríplice e hepatite ...(Eu já tinha então achei que não custava mostrar preocupação com a saúde);

Seguro de saúde para 12 meses;

Cópia do cartão Travel Money com extrato de 2 mil euros em depósito;

Cópia do cartão de crédito do banco do Brasil Internacional com extrato da minha conta assinada e carimbada pelo gerente e com telefone de agência;

Certificados originais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Superior e comprovante que estou cursando Pós Graduação regularmente e com notas parcias anexadas ao comprovante;
Todos os históricos originais desde a primeira série;

3 certificados de cursos de inglês(o último era do mês de setembro/08) BOM SER ATUAL;

Comprovante de licença da Escola onde trabalho com período determinado, assinado pelo Assistente de Educação e Diretora Geral da Escola, com timbre de Santa Catarina e com carimbo da Escola constando telefone e endereço;

Todos os certificados originais de cursos ligados a Educação
que possuo;

Certificados Extras como computação, comunicação, etiqueta social etc;

Peguei 2 Sponsors pra garantir

1º Sponsor:

Carta do meu pai – 600 libras por mês
Extratos bancários pessoais dos últimos 6 meses carimbados e assinados pelo gerente com telefone da agência;
Comprovante de residência;
Contratos de aluguéis;
Cópia autenticada de imóveis;
Cartão de visita da empresa com CNPJ;
Todos os telefones onde poderiam falar com meu pai;
Carta da minha mãe dizendo que apoiava meu pai na decisão de me enviar as 600 libras. Fiz isso pq a empresa está no nome dela e caso houvesse algum problema quanto a isso, esta carta resolveria. Poderia ter feito só ela como primeiro sponsor, mas os extratos dele têm valores mais altos que os dela.
Cópia autenticada do contrato social da empresa;
Extratos bancários pessoais(carimbados e assinados) da minha mãe;
Extratos bancários(carimbados e assinados) do meu irmão comprovando que ele não depende do meu pai;
Comprovante de endereço do meu irmão mostrando que ele nem mora mais conosco;

2º Sponsor:

Carta do meu tio – 400 pounds por mês;
Imposta de Renda;
Extratos bancários assinados e carimbados;
Contrato social da empresa dele;
Todos os telefones onde poderiam falar com meu tio.

Organização do Processo:

Comprei 3 pastinhas coloridas e uma caixa de clipes coloridos pra organizar documentação.
Tudo em relação a mim coloquei e uma pastinha transparente.
Do meu pai (1º sponsor) coloquei em uma pastinha azul;
Do meu tio(2o sponsor) coloquei em uma pastinha verde.
Etiquetei pastas(aplicante: meu nome, 1o sponsor: nome do meu pai e 2o sponsor: nome do meu tio).

Chegada ao Consulado

Cheguei 15 minutos antes do previsto só que eu não fui avisada que tinha que comprar envelope dos correios para colocar os meus documentos.....Então tive que ir correndo em uma garagem que fica em frente do prédio do consulado comprar o bendito envelope...(detalhe de 6 reais).
No saguão do prédio a recepcionista telefonou informando ao consulado que eu havia chegado e então tiraram foto minha através de uma web cam.
Passei na catraca eletrônica com cartão dado pela recepcionista.
Chegando até a sala do consulado uma moça loira me atendeu e mandou eu dar 1 passo para traz para ser filmada por uma segunda câmera. Pediu passaporte e fotos, conferiu pra ver se era eu mesma e mandou entrar.
Pegou meus documentos e tirou tudo das minhas lindas pastinhas empilhando tudo numa pilha só e depois pegou formulário on line para conferir se havia rasuras ou correções. Pediu pra eu assinar de caneta vermelha ao lado dos erros. ( Fiquei bastante preocupada com isso). Formulário on line, uma vez feito, pago e imprimido não pode mais ser corrigido, por isso MUITA CALMA na hora de somar valores, cuidando sempre para fazer tudo certinho.
Ter lido antes os 15 mil e poucos posts desse tópico pois te ajuda a dar uma visão ampla do que o consulado realmente quer de um aplicante.

O que percebi que é muito válido e conta muito para a obtenção do visto de estudante;

Cursos de inglês recentes e obtidos no Brasil;
Boa renda sua ou da sua família(extratos, poupança e aplicações) ou então de quem patrocinar seus estudos(se não forem seus pais bom colocar motivos louváveis na carta de sponsor, pelos quais essa pessoa vai te patrocinar);
Vínculos no Brasil como curso superior ou pós graduação a completar, emprego fixo e garantido para o seu retorno, imóveis no seu nome etc;

Observação 1: Vocês podem achar exagero meu no excesso de documentos apresentados. Marquei entrevista uma semana depois de já ter organizado tudo e como não tinha nada pra fazer e sou meio perfeccionista e desconfiada, ia anexando coisas que não foram pedidas, mas que a meu ver, julgava importantes.
Já dizia o ditado: “Antes pecar pelo excesso do que pela falta” (não lembro autor da frase).

Observação 2(MUITO IMPORTANTE): Nem pense em falsificar nada, pois eles tem um departamento dentro do próprio consulado só para investigar extratos, veracidade de certificados, diplomas, cartas de trabalho, etc.
Se descobrirem que houve fraude você tem visto negado e poderá ficar muitos anos sem obtê-lo novamente.

Observação 3: Pegar agência para te ajudar...sim ou não?
Depende, se você tiver tempo e está começando processo hoje pra viajar só daqui a uns 4 meses no mínimo, creio que você consiga fazer tudo sozinho. Isso se tiver com tempo e disposição para pesquisar, correr atrás de informações etc.
É possível fazer sozinho sim mas a insegurança do desconhecido nos deixa preocupado.
Pesquise bastante, use um bom tradutor para fazer o formulário on-line e adicional que dará tudo certo. (Erros de concordância são tolerados).
Eu já tinha feito tudo sozinha o meu formulário on line só que pra minha “sorte” quando fui imprimir, entrei na pagina do WB e o formulário sumiu devido a mudanças que fizeram no site.
Precipitada por natureza, primeira coisa que fiz foi ligar para uma agência pra me ajudar com essa parte e também porque no fim, o tempo estava passando, minha licença do trabalho correndo e eu não tinha fechado com acomodação e marcado entrevista no consulado ainda.
Além de pagar pela agência a acomodação eu paguei a eles 260 reais para me ajudar com formulário on line, adicional e outras dúvidas que poderia ter, tudo isso por msn. A moça fez tudo em uma tarde apenas. Coisa que eu demorei 3 dias para fazer (com ajuda de tradutor claro). Me passou por e-mail formulário adicional mais carta de acomodação, recado em inglês dos erros que foram feitos no formulário on-line e foi isso. Imagino que era só esse o serviço mesmo, mas precisava de mais ajuda e de respostas imediatas.
Acabei dando mais trabalho a eles porque meu visto demorou mais que o habitual (problema que houve no começo de outubro) então precisei alterar data de acomodação em cima da hora. Não gostaram muito, mas eu errei mesmo em não avisar bem antes. Estava naquela esperança de o visto vir de um dia para o outro.
No final das contas acabei adicionando ao meu MSN outros agentes, que não me cobraram um tostão para me dar informações valiosas...(Obrigada Claudia e Mariana!!! – AGBR....eu recomendo!!! – Vcs amam o que fazem, dá pra ver de longe!!!!

Outra dica:
Mas se vc não tem tempo nenhum disponível, aconselho a vc pegar agência sim. Pq eles farão a maioria das coisas que fiz sozinha para vc. Assim como reservas, elaboração de cartas, preenchimento de formulários etc. Vc só vai precisar correr atrás de documentos seus e de seus patrocinadores para entregar a agência.
Pesquise o melhor preço pq tem algumas que metem a faca hein...rs. Tem uma aqui em Joinville que é a mais cara de todas...afff...(sem citar nomes...rs).

Mas querem saber uma coisa? Vc se sentirá muito bem se fizer quase tudo sozinho, ou então melhor ainda se fizer tudo completamente sozinho e receber visto aprovado. Imagino que os agentes de turismo tbém sentem isso quando seus clientes tem visto emitido.
Principalmente se vc for como eu que gosta de projetos e trabalhos escolares....Acho que tem alguma semelhança viu..rs
É uma sensação de trabalho realizado e o Visto é igual uma nota 10 ou A + que vc recebe na faculdade.
Bem, acho que hj vou ficando por aqui mesmo, pois já escrevi demais da conta hj...rs

Fica aqui também minha forma de ajudar um pouquinho os que precisam aplicar visto e de agradecer a Deus por tudo que tem feito em minha vida.

Conselho:
Peça orientação sempre ao Senhor Jesus que tudo dará certo para vc!!!
Lembre-se que tudo tem sua hora e momento certo para acontecer!

Nenhum comentário: